Impressoras de etiquetas: como manter a manutenção em dia sem custos extras

As impressoras de etiquetas, popularmente conhecidas como impressoras térmicas devido ao seu processo de funcionamento, são peças-chave para o dia a dia de diversas empresas. 

Com elas, sua empresa tem maior controle de informações, acelera as vendas, reduz o ciclo de trabalho da sua equipe e potencializa a obtenção de resultados. 

Mas, em mãos erradas (ou uso incorreto), as impressoras podem atrapalhar e até gerar prejuízos graças a necessidade de manutenções e reposições de suprimentos. 

Para evitar isso, criamos este conteúdo para você compreender: 

  • Como funcionam as impressoras térmicas;
  • Como acontece o processo de manutenção de uma impressora;
  • A forma mais eficaz de reduzir custos, realizando a revisão sem custo extra de manutenção. 

Vamos aprender? Continue a leitura! 

Processo comum das impressoras térmicas

De maneira muito objetiva, a impressora térmica marca o papel com tinta derretida, “queimando” as partes desejadas no papel termocrômico, efetivando a impressão sem danos ao papel. 

Esse processo foi o responsável por apelidar este modelo como impressoras térmicas, já que ela utiliza a temperatura como tinta para marcar um modelo específico de papel, evitando os gastos com toners e tintas de qualquer natureza. 

Pode acontecer também o uso de ceras como tintas para a impressão em papel comum, derretendo a cera com a temperatura e marcando o papel desejado. 

Em sua composição, elas são compostas de: 

  • Cabeça de impressão;
  • Rolete de impressão;
  • Pinos de aquecimento;
  • Barra de corte (barra tear off para destacar o papel/ribbon);
  • Interfaces de comunicação/ sistemas inteligentes de conectividade. 

Desta maneira, a cabeça de impressão utiliza os pinos para aquecer a cera ou para ter contato direto com o papel termocrômico, utilizando a pressão do rolete para ter contato direto com o papel e efetivar a impressão. 

Para destacar o papel está a barra de corte, que facilita na hora de destacar cada ribbon para seu uso (tags e afins), enquanto o sistema de conectividade liga a impressora térmica ao computador (ou outros aparelhos eletrônicos), aceitando comandos via internet ou rede. 

Entendendo como a impressora térmica funciona, vamos falar de como reduzir custos de manutenção e melhorar a viabilidade do seu uso!

Reduzindo custos de manutenção

Como mencionamos no início deste conteúdo, quando o uso incorreto das impressoras térmicas acontece, a empresa pode ter grandes prejuízos no médio/longo prazo.

Por isso, é importante compreender 3 pontos:

  • a real usabilidade das impressoras para sua empresa;
  • o volume de impressão;
  • quando efetuar manutenções e como reduzir o custo delas.

Entender a usabilidade destes produtos está ligado diretamente ao seu uso: 

  • quais os setores da empresa irão se beneficiar? 
  • quantos colaboradores serão afetados/condicionados a operar o maquinário?

Além disso, compreender o volume das impressões mensais será um fator importante para entender a quantidade de manutenções, os períodos para cada uma delas é a melhor forma de fazer isso. 

Afinal, itens como a cabeça de impressão e os suprimentos, por exemplo, têm maior rotatividade em comparação aos demais. 

Desta maneira, o que fazer para reduzir os gastos extras? Veja a seguir! 

Plano de Operação Garantida e Plano de Operação Assistida 

A meta é sempre facilitar o trabalho, operacionalizar os serviços e agilizar todo o processo, permitindo mais tempo para as estratégias que irão aumentar os resultados da empresa, certo? 

Por isso, empresas do segmento de identificação e rastreabilidade, como é o caso da Posit, oferecem opções interessantes para quem deseja maior estabilidade sem perder os benefícios organizacionais destes equipamentos. 

Aqui na Posit, por exemplo, nós oferecemos o Plano de Operação Assistida, que consiste em realizar uma programação de compra de etiquetas e ribbons por 3 meses ou mais, ganhando manutenções preventivas periódicas  gratuitas nas  impressoras de etiquetas que estejam utilizando os suprimentos Posit, dentro do período da programação, evitando que sua empresa tenha gastos extras com manutenções entre outros. 

É literalmente um benefício: sua empresa adquire as etiquetas e ribbons por três meses ou mais e já está elegível com os benefícios do  Plano de Operação Assistida. 

Nele está incluso: 

  • Acompanhamento profissional para uso, operação e funcionalidades das impressoras térmicas;
  • Recebe manutenção preventiva periódica nos equipamentos que utilizam os suprimentos Posit sem custo adicional;
  • Recebe auxílio especializado para permitir que sua operação funcione com muito mais eficácia;
  • Tem até 10% de desconto para compra de peças e acessórios para sua impressora;
  • SLA diferenciado para liberação do equipamento no caso de manutenção corretiva;

Desta forma, sua empresa garante uma operação mais estável, segura e organizada, operacionalizando cada vez mais os serviços e permitindo a tomada de novas decisões em prol de mais resultados. 

Além disso, todo o trabalho de Outsourcing Posit ajuda a dar mais tempo para seu time estratégico, sem abrir mão de uma operação 100% funcional, que fica em responsabilidade dos especialistas da Posit! 

Quer entender melhor os benefícios do Outsourcing? Nós criamos um material de acesso gratuito que irá te interessar! Para baixá-lo, clique aqui

Conclusão

Agora que você já compreendeu melhor sobre o uso das impressoras térmicas, os benefícios de contar com um Plano de Operação Assistida da Posit e começou a estudar sobre os benefícios do Outsourcing, é hora de dar o próximo passo!

Clicando aqui você tem acesso a um contato direto com um especialista Posit.

Explore mais