Como escolher coletor de dados: 7 dicas para encontrar o coletor ideal

Escolher o coletor de dados ideal é uma tarefa difícil: além de diferentes modelos e tecnologias, entender qual coletor de dados será compatível com sua empresa pode ser um grande desafio. 

Com isso em mente, neste conteúdo você saberá 7 informações sobre o que entender na hora de escolher seus coletores de dados, permitindo que suas escolhas sejam mais assertivas!

Prossiga com a leitura para acompanhar as dicas! 

O que são coletores de dados? 

Antes de entrarmos nas dicas propostas, acreditamos ser importante explicar o que são os coletores de dados e quais áreas mais ganham com seu uso. 

Como definição, um coletor de dados é o equipamento para organização, gestão e controle de dados dentro da empresa, coletando informações para melhorar os resultados do setor de logística, gestão administrativa, entre outros. 

Com ele, ações como: 

  • Controle de estoque e inventário; 
  • Aceleração na consulta de produtos e na datação dos estoques;
  • Organizar o recebimento de produtos (entregas);
  • Transicionar devidamente as mercadorias em loja, seja para estoque, outras unidades ou gôndolas;
  • Otimização da logística e do Supply Chain.

Assim, seu uso é uma forma automatizada, principalmente a conexão Wi-Fi e diálogo com o software de gestão utilizado na empresa, o que permite muito mais controle e gestão setorial. 

1 Ergonomia 

Começando pelo conforto, geralmente o uso dos coletores acontecem durante muitas horas do dia, o que pode causar desconforto no decorrer da semana. 

Para solucionar problemas desse tipo, as marcas que produzem os coletores de dados apostam em equipamentos mais ergonomicamente saudáveis, com gatilhos para ativação que podem alcançar alguns metros.

Dessa forma, o operador tem mais facilidade e, além disso, otimiza o dia a dia de operações sem comprometer sua própria saúde. 

2 Conexão

Outra questão importante quando falamos das atualizações é a qualidade da conexão dos coletores e a área de cobertura. 

Importante ressaltar que, quando o assunto é cobertura, a empresa pode optar por coletores de dados que possuem conectividade wireless, permitindo: 

  • Mais versatilidade no uso dos coletores;
  • Produtos mais leves e ergonomicamente construídos;
  • Conexão direta entre o coletor e o software de gestão utilizado na empresa. 

Assim, um aparelho de boa conectividade faz toda a diferença na hora de otimizar os resultados da sua empresa. Pesquise bem as marcas e modelos disponíveis e escolha o ideal. 

3 Tecnologia

Quando falamos da coleta de dados, é sempre importante ressaltar o tipo de tecnologia disponível para diferentes modelos de coletores, assim, fica mais fácil escolher o ideal. 

Entre modelos de leitura wireless e sem conectividade online, há variações tecnológicas que precisam ser mencionadas: 

Os dispositivos de carga acoplada, conhecidos como CCD, são modelos que fazem leitura em códigos de barra através de um laser que lê a plataforma 1D. 

Com funcionalidade próxima a este modelo, o Linear Imager, que funciona como um meio-termo entre os leitores a laser e o CCD, com capacidade de leitura 2D. 

Falando neles, os coletores de dados a laser facilitando o contato do leitor com os códigos mesmo sob luzes mais fortes e ambientes de alta luminosidade, como ambientes externos, por exemplo. 

Agora, se sua operação precisa de um equipamento mais completo, os coletores bidimensionais são as melhores escolhas, lendo códigos de barra entre outros códigos, como o QR Code e até mesmo alguns tipos de PDF`s. 

Ainda mais tecnológicos, os leitores RFID`s operam em empresas que utilizam a tecnologia de tags de radiofrequência como identificadores. 

Assim, podemos ver várias opções para diversos tipos de operações, e o importante é conhecer bem sua demanda e as formas possíveis para otimizar o dia a dia. 

4 Usabilidade 

Quando o assunto é estoque: como sua empresa opera? 

Entender bem o tipo de estoque que sua empresa opera também é um fator importante na hora de escolher o coletor de dados ideal. 

Isso acontece porque, de acordo com seu tipo de estoque, alguns coletores serão mais eficazes que outros (dependendo da forma de usar, claro). 

Entre eles podemos destacar: 

  1. Coletores móveis: equipados como uma veste ou operados manualmente, estes coletores tem como característica o pêlo leve e a mobilidade oferecida. Em alguns casos, apontar o coletor já é o suficiente para contabilizar o dado, o que pode agilizar muito o trabalho. 
  2. Coletores de RFID: como mencionamos acima, a tecnologia RFID pode ser a opção de diversas empresas. Por ser um investimento maior, ele pode ser melhor utilizado em grandes estoques, onde será possível ler várias tags de uma só vez. 
  3. Coletores veiculares: geralmente maiores que os demais, estes equipamentos são acoplados a veículos como empilhadoras e afins (comuns em grandes estoques varejistas, por exemplo) e aceleram muito a leitura, além de possibilitar mais versatilidade no trabalho do operador. 

Sendo assim, conhecer as opções disponíveis no mercado, a tecnologia de cada equipamento e a funcionalidade para aplicar em sua operação será essencial para ter uma operação realmente eficaz.

5 Memória

Assim como um aparelho celular, um coletor de dados também trabalha com o sistema de memória de informações. O que isso significa? Que dependendo do tamanho do seu estoque, outros equipamentos serão necessários! 

Além disso, a comunicação Wi-Fi, por exemplo, faz total diferença, já que ela é mais ágil na transferência de informações e sistema de gestão. Escolha com sabedoria para diminuir o trabalho dos coletores, acelerando consequentemente o trabalho do operador. 

6 Suporte 

Com o uso diário, é comum que os equipamentos necessitem manutenções. 

Entre possíveis quedas, esbarrões e até manutenções internas, o equipamento precisa estar em boas condições para o dia a dia, realmente ajudando a otimizar a operação. 

Então, contar com um verdadeiro suporte e assistência técnica será fator primordial para sua empresa, e descartar essas questões pode ser um erro grave. 

Na POSIT, por exemplo, nós oferecemos dois tipos diferentes de serviços: 

  1. um deles é a assistência técnica especializada, trabalhando com especialização em diferentes marcas e modelos, atendendo grandes demandas e com maior cobertura no mercado. 
  2. e o outro foi o desenvolvimento de locação de equipamentos, permitindo que sua empresa seja resguardada no caso de danos e manutenções. Ainda dentro desta ideia existe o Plano de Operação Assistida, que oferece um excelente custo-benefício para sua operação. Para entender melhor, recomendamos este material.  

7 Acessibilidade 

Além da mobilidade dos equipamentos já mencionada neste texto, existe também o fator de acessibilidade dos coletores de dados e do sistema operacional. 

O Android, sistema operacional super conhecido, também está nos coletores de dados. Isso facilita o uso, tanto pela forma intuitiva do sistema quanto pela familiaridade. 

Além disso, o acesso a Play Store também melhora a usabilidade, uma vez que tem acesso a aplicativos que potencializam o uso do equipamento. 

Indo ainda mais além, os equipamentos também contam com teclados digitais (sistema touch screen) quanto teclados tradicionais, se adequando ao uso de cada operador. 

Conclusão

Entender o que são os coletores de dados, seu uso e o modelo ideal é essencial: mas contar com uma empresa que te oferece as melhores ferramentas para o dia a dia também! 

Por isso, a POSIT trabalha com sistemas completos de Outsourcing, venda de produtos e toda a linha de suprimentos (ribbons, etiquetas e muito mais), facilitando para sua empresa o acesso a tudo que precisa.
Quer ver sua operação gerar muitos resultados? Então conte com a especialidade da POSIT! Entre em contato clicando aqui e deixe nossa expertise potencializar o dia a dia da sua operação!

Explore mais