Embalagens e rótulos muitas vezes podem ser o primeiro contato do consumidor com sua marca, por isso é importante ficar atento aos elementos visuais dos produtos, pois não é apenas a qualidade ou o preço que influencia na decisão de compra, mas também a apresentação.
Assim como a embalagem pode ser usada como estratégia de branding, rótulos e etiquetas são fundamentais para a experiência do cliente, pois transmitem a identidade de uma empresa, ajudam no reconhecimento da marca, se destacam da concorrência e mostram a paixão da empresa pelo seu produto.
Esses elementos visuais podem ser críticos para a experiência do cliente e a percepção do seu negócio. No entanto, assim como podem facilitar a adesão e fidelização do consumidor, também podem acabar alienando o público.
Com o crescente interesse pelo meio ambiente, o público não busca apenas produtos com embalagens sustentáveis, mas também quer poder reaproveitar algumas embalagens, como potes de vidro e outros materiais. Por isso, ao projetar rótulos e etiquetas, o empreendedor também deve ter em mente a experiência do cliente.
Esses visuais são tão importantes para identificar e diferenciar seu produto para o público que funcionam como um canal para uma experiência emocional e ajudam a transmitir os benefícios de comprar aquele alimento ou bebida.
Elementos de design como cores, fontes, linguagem e materiais ajudam a afirmar a identidade da sua marca, incutir valor emocional em um produto e criar o desejo do consumidor. Por exemplo, rótulos de cervejas artesanais podem transmitir os valores do produtor, bem como sentimentos de exclusividade para aumentar o apelo do público à marca.
Vale lembrar também que rótulos e etiquetas fornecem informações relevantes sobre o produto para que clientes com necessidades alimentares especiais possam verificar se um alimento é adequado à sua dieta. Por exemplo, isso pode fazer com que pessoas intolerantes à lactose escolham seu restaurante se virem pratos que dizem que não contêm leite ou produtos lácteos.
No entanto, a percepção do cliente é mais positiva quando a informação é fácil de encontrar, por isso é essencial considerar as necessidades do consumidor ao projetar uma etiqueta ou rótulo. Por exemplo, os idosos podem ter dificuldade em ver letras muito pequenas. Por isso, vale a pena pensar com cuidado no seu público e em como facilitar a experiência do cliente com tags e rótulos.
Para resumir, os principais benefícios das etiquetas e rótulos para uma empresa incluem, por exemplo:
- diferenciação dos concorrentes;
- valorização da marca;
- mais chances de vender o produto;
- agregando valor ao produto;
- visualização de informações.
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